segunda-feira, 14 de março de 2011

Tablaturas e Escalas

De volta das férias. Nesse ínterim, passei o tempo cuidando da família, um pouco de trabalho e obviamente brincando com o banjo.

Uma das coisas que comecei a aprender por conta é memorizar a escala do banjo. Confesso que ainda costumo confundir com um violão. Mas já estou quaaaaaase conseguindo separar as posições e notas de um, do outro.

Para quem tem pouca experiência musical, aprendi nesse período que o bom mesmo é voltar a estudar música. Escalas, partituras, tablaturas. Fazer no papel é complicado, já que temos os computadores que de alguma forma pode dar alguma agilidade. Assim eu fiz, saí a procurar programas que me auxiliassem a transcrever partituras para tablaturas e vice-versa. E outros programas que me auxiliassem a documentar e ler tablaturas já disponíveis nos mais diversos sites afora.

Tablatura
Tablatura nada mais é que uma transcrição temporal das notas ao longo das cordas e trastes de qualquer instrumento de corda. É um recurso musical manjadíssimo entre guitarristas. E no banjo dá para utilizar esse recurso muito bem.

A forma de ler a tablatura é muito simples:
- Cada linha é lida de baixo para cima, na sequência das cordas do seu instrumento
- ao longo de cada linha, o número representa a casa em que o dedo deverá estar ao ser tocada.

DEPENDENDO do programa ou fonte, pode vir ou não acompanhado de partitura. Para quem sabe ler partituras, isso é bom, pois dá noção ao músico da duração e "acidentes" de cada nota.

Veja abaixo um trecho de Liebensträum de Franz Liszt adaptado para banjo.

Anotei em vermelho, as notas das cordas do banjo (afinado em G-aberto). Se compararmos a partitura com uma tablatura, sim, a analogia em termos é correta. quanto mais alto a nota, ela assume posições "altas" na partura... mas com o banjo temos a exceção de que na tablatura, a 5a corda representa a primeira linha (de baixo para cima na tablatura). 

A escala
Se tomarmos G-aberto como a afinação do banjo, teremos uma particularidade na distribuição das notas, tanto na partitura quanto na tablatura. Veja:

A escala natural de Dó (C) quando dispostas nas linhas naturalmente visíveis do pentagrama (na partitura) correspondem à 4a e 5a oitavas. No banjo a nota mais baixa (grave) é o Ré (D), e ela corresponde ao Ré da partitura conforme visto acima - a primeira nota. Já de cara então, se precisarmos de um dó ou uma nota mais grave que o ré na partitura, esquece. O banjo não dá. A menos que altere a escala para tocar com o banjo mais grave ou a música com uma oitava acima! :)

Em verde, está assinalado o Dó na escala do banjo. Que corresponde à 5a oitava. Circulados em vermelho as notas semelhantes (mesma nota, cordas diferentes) durante a progressão da escala no banjo.

Próximo post, estarei falando sobre os programas de partitura/tablatura e passando alguns exercícios!

Divirta-se! :)