sábado, 1 de junho de 2013

Mão na Massa - Introdução

Ja em artigo anterior eu coloquei alguns estilos musicais. Mas para chegar até lá tem que treinar muito. Então, mãos na massa!

Rolls

Rolls (não tem tradução) é a definição de alguns "patterns" (nesse caso, estilos) para tocar o banjo. No início você pode encarar como exercícios para ganhar destreza com a mão que toca o banjo (no meu caso, mão direita).

Por agora, para o iniciar, vamos começar com 2 rolls básicos: Forward Roll e Backward Roll (ascendente e descendente). Veja abaixo o diagrama  com os 2 rolls.

Forward Roll

Backward Roll
Execute estes dedilhados até ganhar destreza! São os mais simples e os grandes mestres sempre começam por eles.

Otimizando o dedilhado

Recapitulando, os dedos têm nome: T-M-I (Thumb, Mediun, Indicator) - Polegar, Médio e Indicador (respectivamente).

Para aumentar a velocidade, procure nunca utilizar o mesmo dedo 2 vezes seguidas (TT, MM, II) se precisar tocar na mesma corda faça o 2º toque com o polegar (T). Treine isso!
Os outros dedos (Ring/Pinky - Anelar/Mínimo) ficam repousando sobre a membrana, perto da bridge (ponte). Mas não toca cordas. Repousar sobre a membrana traz um pouco mais de estabilidade.

Fingerpicks

Aquelas latinhas que ficam na ponta dos dedos, auxilia bastante quem ainda nao tem calo ou unhas grossas e  suficientemente compridas para dedilhar. Não encontrei nada no brasil. O que eu tenho é umas de acetato/celulóide para guitarras. Não é obrigatório usar. Mas vale a pena experimentar.

Acordes

Para não deixar uma mão ociosa, vamos pular para os acordes. São exercícios básicos que farão com que sejam fixados em memória. Vamos começar com a progressão G-C-D;

Não vou entrar em teorias de composição de acordes. Nessa fase importa mais a prática que a teoria. Veja abaixo um exemplo de progressão usando o Forward Roll...

Fica pro leitor brincar com isso usando o backard roll! 

--//--


Próximo artigo, mais rolls, mais patterns, mais acordes!