quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Banjo Brasil

Essa é o primeira publicação neste blog voltado a um instrumento fascinante e complexo: O Banjo!

Não falo do banjo comum mais vendido no Brasil, aquele pequenininho que os pagodeiros usam - aquilo é nada mais que um cavaco com ressonador.  Falo do banjo, aquele muito tocado nos Estados Unidos pelos "caipiras" de lá!

Instrumento fantástico, de sonoridade única. Tem que ter um para entender o que se passa na alma do banjo. Ora por alguns um som estridente e metálico, para mim é o fino da percussão e cordas.

--//--

Não conheço em algum lugar do Brasil, publicação alguma destinado a banjos. E acredito piamente que se houver, é algo escasso e não bem difundido.

Se o Brasil tivesse uma boa colonização irlandesa, talvez teríamos banjo por estas terras d'além mar. Já que os "hillbillies" não querem sair dos montes Apalaches (appalachian) nos grotões dos EUA para vir para cá.

A minha proposta é de alguma forma criar um material de referência, que sirva de base para quem tem e não sabe o que fazer, ou quem sabe o que fazer e ainda não tem e nem sabe por onde começar. Não tenho a pretensão de ser o às do banjo por aqui, até porque minha bagagem musical é mais amadora que qualquer músico de bandinhas marciais (aquelas de escola).

Então, meio que seguindo a tradição "oral" vou lhes passando o conhecimento que consigo "de ouvido". Terei a bondade de compartilhar meus conhecimentos e meus progressos nesse fantástico instrumento. Assim como terei a humildade de ouvir e aprender com os experientes que por aqui passarem e lerem minhas palavras! :)

--//--

Após uma viagem em 2010, a cargo de negócios, passei em uma loja de música em Austin/TX. Só para ver o que rolava no mundo musical. Tenho essa curiosidade desde garoto. Flautas, Guitarras, Acordeon/Sanfona, Teclado... mas como músico sempre tive um Violão (todo estudante deve ter tido um).

Foi numa dessas lojas que eu vi uma Fender por US$250.00 (duzentos e cinquenta dólares)... Barato por sinal. Fiquei maluco para levar... mas antes de sair de terras estadunidenses eu teria que me certificar com a companhia aérea se podia ser possível levar, sem custo algum, uma bagagem especial junto comigo no avião.

Certo de um NÃO. Deixei o instrumento na loja e voltei para casa de mãos abanando, doido para pegar um! Até que descobri uma loja em São Paulo que estava fazendo uma queima de estoque e voi'lá! Um Rover RB25 por menos de R$1000,00. Mandei buscar...

E a partir daí começa a minha aventura no banjo! Boa leitura! Boa diversão!

25 comentários:

  1. Adorei seu blog, como musico e também amante do banjo achei uma bela iniciativa sua montar um blog sobre esse lindo instrumento.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mauricio, descobri seu blog por acaso e gostaria da sua ajuda. Tenho um banjo que pela minha procura a fabrica america já fechou. Ele tem 4 cordas e parece muito antigo. vou fotografalo e mandar pra vc .

    Abs

    Jessé
    jnakel@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ótima iniciativa, Mauricio.

    Comprei recentemente um banjo e ando trilhando os obscuros caminhos da didática para ele. E vá lá, com a dificuldade de saber porcamente o inglês.

    Volte com as postagens, e se precisar de alguma ajuda dê um grito.

    Abraços.
    Douglas Zorzo

    ResponderExcluir
  4. Poxa cara atualiza o blog ae por favor ou se nao faz video para o youtube sobre banjo quero comprar um de 4 cordas, ja sei mais ou menos toka gaita só vendo video aula e pq nao o banjo né?! vouta ae muito bom

    ResponderExcluir
  5. da pra tocar musica brasileira no banjo americana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá! Raul Seixas fica legal no banho... Legião Urbana, dá pra arriscar um complemento para Faroeste Caboclo! :)

      As Sertanejas, principalmente do estilo universitário ou country ficam perfeitas

      Excluir
  6. oi,
    descobri seu site procurando lojas que vendem banjos. sou musico toco violao, baixo, bateria e flauta. descobri na net a banda mumford & sons e estou decidido montar uma cover. tenho algumas opcoes de banjos e gostaria que voce avaliasse: http://audiomusicshop.com.br/banjo-5-cordas-art-pro-estilo-country-3228.html
    http://www.novadisconildo.com.br/Site/Carrinho.aspx
    http://www.playtech.com.br/bus/0/0/MaisVendidos/Decrescente/15/1////banjo-5-cordas.aspx

    http://www.grilomusical.com.br/loja/violoes-guitarras-e-contrabaixos/banjo.html
    meu email ricardotbatista(A)hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo,
      A princípio são banjos bons. O Art-Pro estilo me pareceu interessante. Pelo menos Justo! Ainda sonho com a Fender de US$250,00 que vi nos EUA, mas,,, Vou te dar umas dicas. Veja que o banjo tem uma caixa redonda de madeira ao redor dele. É o ressoador. Procure comprar um banjo que tenha o prato ressoador. Se por algum motivo quiseres tocar algo mais folk, como a música dos apallachians, tira-se o prato e tu terás um banjo open back! Quanto sonoridade, isso vai depender muito da afinação de cordas e da afinação do "drum"... se algum deles tiver o "tone ring" melhor. Se não, opte por um cuja caixa (head) seja de metal, que não alumínio - normalmente isso vem dos chineses. Pra ser franco gostei do Art-Pro-Estilo Country. Quem dera aqui onde moro eu poder fazer um test-drive nesse instrumento.

      Excluir
  7. Muito bom o seu blog.. gostaria de saber sobre o tipo de banjo, pois acabei de comprar um de 5 cordas mas ele é openback e nao resonator.. voce sabe me dizer a diferença?
    ainda não sei tocar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, obrigado! Bom 5 cordas é o "Bluegrass" o mais comum no continente americano (existem outros banjos, por exemplo o 4 cordas, Plectrum é mais comum na Irlanda). Openback ou resonator? Tem diferença, o Openback, não possui o tampo traseiro, o resonator (ou ressonador). O som é mais abafado. O estilo de tocar, que melhor se adapta é o frailing ou clawhammer. O banjo com resonator, amplifica e melhora substancialmente o "metálico" do som do banjo. O estilo de tocar esse banjo é com dedilhados rápidos, estilo bluegrass, mais bem conhecido como o estilo "scruggs" (do famoso Earl Scruggs). Procure por estes termos no youtube: Clawhammer e Scruggs style e você irá ver como um ou outro estilo se adapta ao tipo de banjo!

      Um abraço!

      Excluir
  8. Tenho interesse em comprar um banjo de 6 cordas mas tenho dúvidas sobre que tipo e espessura são as cordas. Seriam cordas de guitarra? ou existe um encordoamento específico para o banjo de 6 cordas? Seu blog é excelente, parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio. é um banjo interessante. lá fora é chamado de 6 strings banjo, Banjitar ou GuitJo. Não é muito comum. A afinação é tipica de guitarra - EADGBe. Então para quem quer adicionar aquele som de banjo na banda sem perder a maestria já garantida na guitarra, é uma boa pedida. Não sei se as cordas de guitarra caberiam sem problemas nesse banjo. Aliás encordoamento para banjo, é bom mesmo seguir o que o fabricante recomenda. Pois a "arquitetura" do banjo é fortemente prejudicada se usarem as cordas erradas. Especificamente, as espessuras (String Gauges) para Banjo de 6 cordas situam-se entre: .052 .042 .032 .020 .013 .010. Basta procurar encordoament de guitarra que se aproxime dessas medidas e bom sons! Obrigado pela ateção! :)

      Excluir
  9. Oi Maurício, parabéns pelo blog! É praticamente único!

    Estou querendo adquirir um banjo para aprender a tocar. Gosto bastante de ouvi-lo.

    No entanto, estou em dúvidas sobre qual modelo comprar (gosto de música folk). Sei que devo buscar um de 5 cordas, porém aqui no Brasil é muito difícil encontrar opções. A resposta que você deu acima para o Luiz me deixou ainda mais em dúvida. Qual o estilo que melhor se aplica a música folk?

    Se você puder me recomendar também modelos e alguma loja aonde eu encontre aqui no Brasil, ficaria grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roginho. Acredito que o folk que esteja mencionando seja a country americana. Na duvida te recomendo o mais versátil: 5 cordas, com resonator - que por sinal é o mais comum! Se precisar de tocar com 4 cordas, é só ignorar 1, se precisar um openback, é desparafusar o resonator! :)

      Excluir
  10. Maurício, bom dia!
    Parabéns pelo blog
    Já faz algum tempo que estou tentando comprar um banjo de 5 cordas.
    Vc tem contato de algum lugar ou alguém que esteja vendendo?
    Estou na região do ABC em SP.
    Qualquer ajuda é bem vinda.
    Vlw

    ResponderExcluir
  11. Olá André, infelizmente não tenho contato.. tive que ir tateando sozinho... comprei o meu banjo numa loja em sampa mesmo: Playtech... mas visitando o site deles nao encontrei nenhum produto disponivel.

    ResponderExcluir
  12. Mauricio comprei um banjo star 6 cordas stringer mas a segunda corda a A veio com a espessura de uma G e por esse motivo ele não pega a afinação quando chega no tom a corda está muito frouxa , tentei afinar em G aberto mas a mesma corda me causa problemas , é normal ou foi algum erro da fábrica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Banjo 6 cordas afina-se igual a guitarra ou violão. EADGBe. Se mesmo assim não pegar, tente trocar o encordoamento para um de guitarra. Outra dica é a posição da ponte. Coloque numa posição em que não faça muita pressão sobre o tampo.

      Excluir
  13. Olá, Maurício.
    Sou de Belo Horizonte e desde o filme Deliverance que gosto de banjo. Visitando Denver/Colorado agora, comprei um de 5 cordas e gostaria de sua ajuda para aprender a tocá-lo. Existe alguma publicação, como afiná-lo (vi em um site um afinador eletrônico) e outras informações que me ajudem a começar a aprender.
    Agradeço imensamente sua ajuda!
    Obrigado,
    Sálvio Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Salvio, eu tenho um afinador capenguinha, porém digital, da marca Santo Antônio. Comprei ele pois era o único que tinha a afinação para banjo. Não me custou RS30,00. Outra dica são os programas afinadores. Hoje temos aos baldes. Uso um chamado Ouvido Perfeito para Android

      Excluir
  14. Olá Maurício!
    Sempre gostei de banjo, principalmente depois do filme Deliverance. Em viagem para Denver / Colorado, comprei um de 5 cordas. Gostaria de sua ajuda para aprender a tocar, se existem manuais, como afinar (vi em um site um afinador eletrônico) e outras informações que possam me ajudar a começar a aprender.
    Obrigado pela força!
    Sálvio Oliveira

    ResponderExcluir
  15. Olá, bom dia! Não quero tomar muito seu tempo, vou ser objetivo, podes me dar uma dica de que banjo comprar? Stagg, Fender ou Dean? ou outra marca que tenhas para sugerir? procuro o 5 cordas que possua captação para plugar em um amp. Grato!!! - Marcos Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos por partes. Compre um de 5 cordas, vai te dar mais emoção e amplitude de aprendizado. As marcas tradicionais são Dean e Staggs, a Fender também fabrica (e costuma achar mais fácil no Brasil). O meu banjo é um Rover e nao tenho tido dores de cabeça com ele.

      Captação de banjo é algo dificil de encontrar. Mas nao deve ser dificil de fazer. Uma cápsula acustica (microfono) de embutir (não captdores) Já deve resolver o problema. Mas pode criar outro. Os banjos costumam ter ter ressonadores e a capsula faz perder o brilho do ressonador. Aí tem que usar um microfone localizado estrategicamente perto.

      Excluir