sábado, 22 de janeiro de 2011

Tocando o Banjo

Agora que você já tem um banjo, como é que se tira aquele som legal que a gente ouve em música country? A resposta é simples: treinando e tocando. Isso é igual para qualquer instrumento. Não existe outra forma.

Não vou mentir, tocar banjo tem sua complexidade. Existem formas e formas de tocar um banjo. E pelo que sei é algo meio "consagrado" entre os banjoístas. Talvez eles simpatizem com um novo jeito de "tocar" as cordas... mas costumam serem um pouco "agarrados" à tradição.


Bluegrass
Ou o estilo country, É o estilo mais popular. Este é tocado com o banjo e sua caixa ressoadora e o tom preferido é alto. É tocado com outros instrumentos country. A mão direita toca no estilo "3 dedos" usando unheiras (estilo popularizado pelo legendário Earl Scruggs).  Este estilo não é dificil de aprender, mas requer muita prática para atingir a fluência e velocidade necessária.

Foggy Mountain Breakdown no estilo bluegrass: http://www.youtube.com/watch?v=8wp18pJDnfQ

Clawhammer, (Frailing, Drop thumb)
É um estilo muito antigo e muito popular entre os entusiastas dos "velhos tempos". Normalmente é tocado com um banjo sem o ressonador. Para facilitar os dedilhados, existem diversos tons de banjo para este estilo.  Usa-se a mão direita de forma muito diferente do bluegrass e não se usa unheiras. Com a mão parecendo uma concha um dos dedos (médio ou indicador) toca as cordas com as costas da unha, seguido de uma batida do polegar na 5a corda ou passando-o sobre a 5a, 4a, 3a ou 2a cordas. O sentido do rasqueado sempre é para baixo (não se admite puxar as cordas) Fácil de aprender e bem indicado para acompanhamento vocal.

Foggy Mountain Breakdown no estilo clawhammer: http://www.youtube.com/watch?v=00_do2b96M8

Folk
Este estilo é uma combinação de clawhammer com "up picking". Isto é, toca-se clawhammer podendo puxar as cordas. É o nosso rasqueado do violão. Toca-se sem unheiras e costuma misturar melodia com acompanhamento de cordas.

Em Deliverance temos um bom duelo: http://www.youtube.com/watch?v=o5IpFQn18WM

Classical Style
Talvez seja o estilo mais estranho para um banjo. Mas toca-se música clássica, e utiliza-se cordas de nylon. É uma técnica distinta que exige um repertório padrão (Bach, Mozart, etc.)

Prelúdio de Bach: http://www.youtube.com/watch?v=qa9eP2lOR0E

--//--

Optei por colocar vídeos do youtube como referência de estilos, uma vez que é fácil de observar os movimentos das mãos e o estilo de toque.

Existe jargão próprio para tocar banjo:

  • pluck - "pluck that string!" significa tocar a corda, somente a corda!
  • strum - rasqueado, quando toca-se todas as cordas de cima para baixo
  • fingertips - ponteira, dedeiras, unheiras
  • fingernail - unhas
  • up-picking - puxar as cordas de baixo para cima
  • up the neck - quando se toca em tons mais altos, com dedilhados e posições sendo feitas da metade do braço para perto da caixa/tampo/head.
--//--
Próxima edição vou postar imagens de ritmos básicos no banjo. Com um pouco de prática conseguiremos tocar alguma coisa :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário