quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Conhecendo o Banjo

Há banjos de todos os tipos e gostos... algums mais secos, artesanais, outros mais elaborados, produção quase científica... mas no fundo TODOS têm a mesma estrutura.

A imagem acima traz a taxonomia do inglês, nada mais natural que aproveitar a nomenclatura americana/inglesa, já que este instrumento é mais popular por lá (a origem do banjo remonta os antigos instrumentos de cordas africanos.. mas isso é outro papo). Para quem quiser, eis a tradução:
  • Tuning Keys or Pegs: tarrachas de afinação
  • Nut: Pestana
  • Frets: trastes
  • Neck and fingerboard: Braço (ao pé-da-letra: pescoço e teclado)
  • Brackets: presilhas
  • Resonator: caixa de ressonância
  • Armrest: descanso de braço
  • Head: tampo (ao pé-da-letra: cabeça)
  • Rim: caixa
  • Bridge: ponte
  • Tailpiece: cavalete (peça de cauda).
  • Strings: cordas


Procurei fazer analogia com o meu instrumento de corda-base: o violão - tornando a nomenclatura "aportuguesada" extremamente válida!

Mas a diferença de um violão é notável. Não tem como confundir-se e até no estilo de tocar já se sente a diferença.

O tampo do banjo não é duro, e sim é uma película plástica (ou até mesmo de couro) esticada sob a caixa. Para quem já viu um tambor.. a caixa parece um pequeno tambor.

A mecânica do instrumento é assim, uma vez afinado quando se toca a corda (pluck the string) a vibração da corda é transmitida ao tampo (head) pela ponte (bridge). Isso faz com que a membrana do tampo vibre e a caixa de ressonância (resonator) faz o trabalho de amplificar e modular a onda (ressonância sonora). Isso dá o som característico do banjo, acentuando o brilho metálico do som.

--//--
4, 5, 6 cordas? Que banjos são esses? Bom existe uma história do instrumento... 

4 cordas é o original. Conhecida como plectrum. O de 5 cordas é o mais popular. A 5a corda é uma corda cujo tom é o mesmo durante a música toda. É o estilo de banjo mais comum, utilizado nas músicas country e bluegrass. 6 cordas já uma variante muito utilizada por quem gosta de tocar como uma guitarra.

--//-- 
A afinação do banjo não possui um padrão. Existem várias formas de afinar um banjo. Mas existe a mais comum. G'DBGD', conhecida como  Sol aberto (ou open G). Uma peculiaridade do banjo é que a afinação é muito, mas muito diferente do violão.

Veja o detalhe do braço do banjo:
Ele possui 5 cordas, e uma das cordas é menor que as demais. Ela é afinada num tom mais alto que a primeira corda. 

Se tomarmos na seqüencia, de cima para baixo, a numeração do banjo fica 54321. E se formos enumerar em ordem crescente de tom teremos, do mais grave para os mais agudos: 4<3<2<1<5. O que, para quem está acostumado com o violão, colocar uma corda - a mais aguda de todas - na posição onde deveria vir uma corda mais grave, já é um exercicio enorme de concentração e destreza!

Essa disposição de cordas e afinação faz com que o tradicional "rasqueado" do violão caia por terra, e agora o instrumentista tenha que aprender um jeito novo de tocar... Isso fica para os próximos posts!