sábado, 22 de janeiro de 2011

Tocando o Banjo

Agora que você já tem um banjo, como é que se tira aquele som legal que a gente ouve em música country? A resposta é simples: treinando e tocando. Isso é igual para qualquer instrumento. Não existe outra forma.

Não vou mentir, tocar banjo tem sua complexidade. Existem formas e formas de tocar um banjo. E pelo que sei é algo meio "consagrado" entre os banjoístas. Talvez eles simpatizem com um novo jeito de "tocar" as cordas... mas costumam serem um pouco "agarrados" à tradição.


Bluegrass
Ou o estilo country, É o estilo mais popular. Este é tocado com o banjo e sua caixa ressoadora e o tom preferido é alto. É tocado com outros instrumentos country. A mão direita toca no estilo "3 dedos" usando unheiras (estilo popularizado pelo legendário Earl Scruggs).  Este estilo não é dificil de aprender, mas requer muita prática para atingir a fluência e velocidade necessária.

Foggy Mountain Breakdown no estilo bluegrass: http://www.youtube.com/watch?v=8wp18pJDnfQ

Clawhammer, (Frailing, Drop thumb)
É um estilo muito antigo e muito popular entre os entusiastas dos "velhos tempos". Normalmente é tocado com um banjo sem o ressonador. Para facilitar os dedilhados, existem diversos tons de banjo para este estilo.  Usa-se a mão direita de forma muito diferente do bluegrass e não se usa unheiras. Com a mão parecendo uma concha um dos dedos (médio ou indicador) toca as cordas com as costas da unha, seguido de uma batida do polegar na 5a corda ou passando-o sobre a 5a, 4a, 3a ou 2a cordas. O sentido do rasqueado sempre é para baixo (não se admite puxar as cordas) Fácil de aprender e bem indicado para acompanhamento vocal.

Foggy Mountain Breakdown no estilo clawhammer: http://www.youtube.com/watch?v=00_do2b96M8

Folk
Este estilo é uma combinação de clawhammer com "up picking". Isto é, toca-se clawhammer podendo puxar as cordas. É o nosso rasqueado do violão. Toca-se sem unheiras e costuma misturar melodia com acompanhamento de cordas.

Em Deliverance temos um bom duelo: http://www.youtube.com/watch?v=o5IpFQn18WM

Classical Style
Talvez seja o estilo mais estranho para um banjo. Mas toca-se música clássica, e utiliza-se cordas de nylon. É uma técnica distinta que exige um repertório padrão (Bach, Mozart, etc.)

Prelúdio de Bach: http://www.youtube.com/watch?v=qa9eP2lOR0E

--//--

Optei por colocar vídeos do youtube como referência de estilos, uma vez que é fácil de observar os movimentos das mãos e o estilo de toque.

Existe jargão próprio para tocar banjo:

  • pluck - "pluck that string!" significa tocar a corda, somente a corda!
  • strum - rasqueado, quando toca-se todas as cordas de cima para baixo
  • fingertips - ponteira, dedeiras, unheiras
  • fingernail - unhas
  • up-picking - puxar as cordas de baixo para cima
  • up the neck - quando se toca em tons mais altos, com dedilhados e posições sendo feitas da metade do braço para perto da caixa/tampo/head.
--//--
Próxima edição vou postar imagens de ritmos básicos no banjo. Com um pouco de prática conseguiremos tocar alguma coisa :)

9 comentários:

  1. obrigado, me ajudou bastante. estou a procura de um banjo, mas sou canhoto rs, ta dificil... c puder ajudar agradeço....

    ResponderExcluir
  2. Olá Tiago,

    nossa, essa vai ser dificil... banjo no brasil já é dificil.. para canhoto ainda mais. Pois a tarracha que estica a 5a corda ela e´muito deslocada, e terá que vir num braço especialmente desenhado para canhotos...

    Nao tenho mesmo dica de nacionais que tenham isso... vais ter que pesquisar nas lojas americanas mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mauricio,

    gostaria que você indicasse uma marca boa para banjos e que não fosse difícil de encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, O banjo que tenho é da marca Rover. Encontrei numa loja de instrumentos nas voltas que eu fiz em São Paulo. Mas vou te adiantar, uma marca que me faz pensar em adquirir numa próxima empreitada musical é a Dean ou Staggs, que são tradicionais americanos. No Brasil encontra-se Fender também, que tem uma excelente sonoridade.

      Excluir
  4. Oi Mauricio! Adorei o blog, informações muito úteis para alguém que está completamente perdida tentando colher informações sobre banjo. Pois bem, sou pianista já e tenho um base musical até legalzinha, mas meu sonho sempre foi tocar banjo. Na verdade meu real interesse é tocar músicas irlandesas no banjo, mas estou MUITO perdida. Até onde eu observei, os artistas irlandeses que acompanho usam banjos de 4 cordas... onde diabos eu encontraria um desse para comprar aqui no Brasil? Existe? Se você pudesse me ajudar nessa... haha

    E a questão do aprendizado, você entrou nessa saga sozinho? Ou encontrou algum curso ou tutorial pela internet? (mesmo cursos em inglês, se você souber de algum e puder indicar eu ficaria imensamente grata). E por último: você sabe me dizer se existe muita diferença na hora de tocar um banjo de 4 cordas para o convencional de 5?

    Espero que ainda visite o blog pra me dar uma luz! hehe abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os artistas irlandeses usam uma especie de banjo chamado Tenor ou Plectrum. São quatro cordas mesmo, afinado em open C ou A. Bom isso você só vai encontrar em casas ultra-especializadas em instrumentos. Costumam até mesmo importar para ti. Não teria como te indicar, o ideal é ir a uma procurar, ver se eles importariam.

      Entrei nessa saga sozinho. Estive nos EEUU umas 3 vezes e na ultima vez entrei numa loja de musica e saí com aquilo na cabeça. Como toco violão, tive a oportunidade de brincar com aquilo e dicas do senhor que me atendeu. Fiquei maravilhado.

      Existe sim mas não muita, o banjo de 4 cordas é bom para Jazz, Blues, Rags. Dá para tocar com um de 5, também. Mas o de 5 cordas tem aquele brilho "Zé buscapé" pois a 5a corda é o que dá um brilho especial nas musicas Folk e Bluegrass. Em termos de composição de acordes, é tudo a mesma coisa.

      Excluir
  5. Preciso de mais esclarecimentos para melhora sei muito pouco acordes pode me ajudar quero melhorar mas sou sambista de nascimento kkkk

    ResponderExcluir
  6. Preciso de mais esclarecimentos para melhora sei muito pouco acordes pode me ajudar quero melhorar mas sou sambista de nascimento kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinho, esse banjo a qual me refiro aqui não se conecta muito com o banjo de samba. Apesar deles quase a mesma aparencia, o braço do banjo de samba é curto. Afina-se igual a um cavaquinho. É mais certo de que um manual de um cavaquinho irá te esclarecer sobre a composição das posições dos acordes no instrumento

      Excluir